31 de maio de 2013

5 motivos para acompanhar a série Once Upon a Time

Foto: Juliana Duarte
Ok, confesso. Eu nunca fui de acompanhar nenhum seriado. Não a ponto de ver todos os episódios, ficar meses esperando uma nova temporada... Coisas do tipo. Até comecei a (tentar) assistir alguns, mas via uns dez episódios e não sentia aquela vontade de continuar, mesmo todo mundo assistindo e dizendo o quanto eram legais (exceto Friends, que é minha paixão até hoje!).

Porém, em um feriado no começo do ano, naqueles momentos de tédio extremo, perguntei no Facebook se alguém conhecia alguma série diferente. Entre várias, Once Upon a Time estava lá. Não sei o motivo, foi a primeira que procurei saber como era. Googlei, encontrei um player online e lá fui eu.

Assisti ao episódio 1. Depois o 2. Ok, só mais um vai... E acabei vendo todos. Juro! Isso em dois dias, se não me engano. Fiquei tão viciada que coloquei o colchão e a tela do computador no chão. Deitei, fiz pipoca e vi todos os episódios. Na época, o último lançado era, se não me engano, o episódio 10 da segunda temporada. 

Virei super fã do seriado. Por isso - e pelo motivo de ter ganhado o box esses dias <3 -, resolvi que a série seria o primeiro tema a ser listado no 5M. Afinal, a terceira temporada da série só volta lá pra Outubro ou Setembro. Então, até lá, dá para vocês assistirem, né? :P haha

1. Contos de fadas que se entrelaçam. Logo no primeiro episódio, a gente se depara com uma cena um tanto estranha: vários personagens de contos de fadas em um só lugar. Isso mesmo. Branca de Neve, Príncipe Encantado, Chapeuzinho Vermelho, Gepeto, Pinóquio, Vovó... Todos na mesma mesa. Unidos.

A série tem, entre outros, esse ponto forte. Os contos de fadas são entrelaçados. Ou seja: a Branca de Neve é amiga da Chapeuzinho Vermelho, por exemplo. A Fada Madrinha não ajuda só a Cinderela. Ela também dá uma mãozinha (ou melhor, uma sacudida de varinha) para a Branca, o Grilo Falante. E por aí vai.

2. Princesas também são guerreiras. Em OUAT, as princesas não são só delicadas nem só donzelas. Pelo contrário. Elas lutam, são corajosas e protegem suas famílias a qualquer custo. Uma vive na floresta, foragida, e rouba ouro para sobreviver. Outra, vira lobo na lua cheia. Outra, faz um acordo para se tornar princesa e ganhar o coração do príncipe. E por aí vai.

E elas não encontram tudo fácil, não. Nada de varinhas mágicas terem todo o trabalho. Aliás, vale até dizer que elas deveriam ter medo da magia. Afinal, como dizem na série... Toda magia vem com um preço. E o preço a se pagar não é barato não, viu? (sem contar que não tem nada a ver com grana nem ouro)

3. Tudo acontece por um motivo. O personagem Rumpelstiltskin (interpretado pelo talentosíssimo Robert Carlyle) tem umas ideias loucas para seus contratos, do tipo que você pensa "para que ele precisa disso?". Aí, dois ou três episódios depois, você entende o motivo.

Além disso, ele tem uma grande participação em tudo. Praticamente, tudo acontece por consequência de um acordo (que, aliás, ele adora fazer). Tenho minhas teorias quanto ao motivo, mas prefiro deixar de lado para não gerar spoilers!

4. Ninguém é totalmente mau. Nem bom. Esqueça aquela mania de rotular fulana de vilã e fulano de mocinho. No começo da série, até rola isso. Mas, no decorrer dos episódios, os personagens vão se revelando mais. E a gente acaba mudando completamente o ponto de vista.

A Bruxa Má (interpretada pela diva Lana Parrilla) é um grande exemplo disso. Ela não nasceu má. Aliás, logo na primeira temporada, vemos como ela era pura e tinha um bom coração. Aos poucos, por culpa do que vai acontecendo no seu passado, ela vai se tornando má. E sabem quem é uma das culpadas? A Branca de Neve (que na série ganha vida graças à atriz Ginnifer Goodwin).

Essa mudança de valores é tão grande que os fãs até passaram a desejar um final feliz para a Evil Queen. E, ok, confesso: ela é minha personagem favorita em OUAT!

5. Conto de fadas x mundo real. Deixei a melhor parte para o final. E sabem por quê? Porque é esse item que torna a série tão única e diferente. 

Explico: Once Upon a Time não se trata de uma série que acontece só no conto de fadas. Na verdade, o foco da série está aqui, no mundo real. 

A Bruxa Má, querendo se vingar da Branca, lança uma maldição lá na terra encantada. A tal maldição consiste em mandar todo mundo para uma "outra terra" (ou seja, a nossa) onde vão se esquecer do que são, do que amam e do que já viveram. 

Porém, ainda há uma salvação: a filha da Branca e do Encantado. Segundo a profecia, quando a garota completar 28 anos, ela voltará para quebrar a maldição. Então, o casal manda, por meio de um guarda-roupa encantado, o bebê recém nascido para nosso mundo. Desse jeito, salvam a criança dos planos da Rainha.

Maldição lançada. Todos param numa tal cidade chamada Storybrooke. Passados os tais 28 anos, Henry (garoto de 10 anos e filho adotivo de Regina, a Rainha) vai ao encontro de Emma. O garoto, que conhece a história porque a leu em um livro, acredita que todos na cidade são personagens de um conto de fadas e que Emma é, nada mais nada menos, que a filha de Branca e Encantando. Ou seja: predestinada a ser a salvadora.

Além disso, Henry é filho de Emma, que o entregou para a adoção assim que nasceu. Então, imagina que louco: um garoto bate na porta do seu apartamento, diz que é seu filho e conta uma história maluca sobre seus pais serem personagens de um conto infantil. Puxa. Muita coisa para absorver, não?

Emma decide ir para Storybrooke, mas apenas para deixar o garoto em casa. Lá, conhece Regina, mãe adotiva de Henry. Depois de muito enrola enrola, Emma decide ficar na cidade. Aí, tudo muda.

A série, ao longo das duas temporadas, toma rumos bem diferentes e que a gente nem imagina. No fim da segunda, por exemplo, Rumpelstiltskin, Regina, Emma, Branca de Neve, Encantado, Capitão Gancho e Emma (tô esquecendo alguém?) partem para Neverland. Só que, para saber o motivo de todos irem para a terra do Peter Pan, vocês vão ter que assistir :P haha

Agora quero saber de vocês: conhecem a série? Tem mais algum motivo para acrescentar à lista? Comentem aí!

9 comentários:

Já tinha ouvido falar da série, mas nunca me interessei por ela. Agora, com esses motivos fiquei com uma vontade enorme de assistir <3
Beijos,
Jú Barros

www.jubarrosmoda.blogspot.com
Adoro seu blog Julie *---*
E essa série é muito perfeita ♥
Adorei o post, eu AMO OUAT, pra mim é a melhor série da Terra. Mas não é Rumpelstiltskin, é Rumplestiltskin.
Beijos
Amei o post, amo muito OUAT, na real amo todas as séries de contos de fadas confesso :x
E to morrendo de ansiedade para a 3º temp. *roendo as unhas*
Adorei o teu novo blog, sucesso Julie :3

http://amigurumilife.blogspot.com.br/
AAAAAAAAMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO once upon a time! Já vi tudo e estou no aguardo de novos episódios! hehe.
Você conhece a série Lost Girl? É super legal também, e tem este 'quê' de ficção que eu simplesmente A-DO-RO!

ps: Adorei este blog! Tudo listado e organizadinho <3

Estou seguindo! Beijos :)
Ao terminar de ler isso, cheguei em uma conclusão: preciso começar a ver essa série!
Eu assisto!!!!11 HAHA (: Tô acompanhando pela TV mesmo, daí eu acho que tá na metade da 2 Temporada, nem sei...
O Rumplestiltskin (complicado o nome viu) é muito louco UHDAUHDUASHUDA T_T Adoro a Regina, rs (:
Adorei esse novo blog Julie, vou acompanhar <3
Kissus
www.penseicliquei.blogspot.com
Adoro essa série, o mais legal que ela explica a origem dos personagens.Muita imaginação né?!

beijos

andressa
Eu sou apaixonada por essa série, e concordo com todos os seus motivos! Acho que o que eu mais gosto é que ninguém é totalmente mal nem bom, da pra parar um pouco com aqueles contos de fadas antigos..
Amei o seu blog!
Estou seguindo!

depoisdeumlivro.blogspot.com
espero a sua visita (: se gostar e quiser seguir me faria uma pessoa muito feliz!
beeeijos

Postar um comentário